Torta de Pera com Chocolate
Ingredientes
400g de manteiga sem sal
4 peras maduras pequenas (tipo portuguesa)
4 xícaras de farinha de trigo
3 xícaras de açúcar mascavo
3 xícaras de açúcar cristal demerara
3 cravos da índia
1 barra de chocolate ao leite
1 barra de chocolate meio amargo
1⁄4 de xícara de canela em pó
1⁄4 de xícara de rum

Modo de Preparo
Pera caramelizada
Encha uma panela média de água e coloque uma xícara de açúcar mascavo e outra de demerara e acenda o fogo. Enquanto isto, lave as peras e as descasque. Depois corte as ao meio, retire a parte central com o talo e as sementes. Corte cada metade de pera em três gomos e coloque tudo na panela, com os cravos e a canela. Deixe fervendo até que ao espetar com um garfo, você não consiga mais retirá-las de dentro da água.

Massa
Coloque em uma vasilha, de preferência arredondada, quatro xícaras de farinha, duas de açúcar mascavo e duas de demerara junto a 400 gramas de manteiga. Homogeneíze a massa até que pare de grudar em tuas mãos. Depois de pronta, aplique a massa em uma forma de cerâmica rasa grande ou a divida em cinco forminhas menores. Sobre a massa, disponha as fatias de pera e coloque sobre estas um pitadinha de rum.
Coloque as forminhas no forno quente, a aproximadamente 250 graus e espere até que a massa infle e comece a dourar. Retire as do forno e deixe esfriar por dez ou vinte minutos, até que você consiga desenformá-las. Coloque-as em pratos. Enquanto isto, derreta separadamente as barras de chocolate no micro-ondas por cerca de 30 segundos. Com uma espátula você irá cobrir a torta com linhas de chocolate derretido. Aplique o amargo em uma direção e o ao leite na transversal para deixar o prato mais bonito.

Rende 10 porções
Tempo de preparo: 3h